sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cruzando fronteiras!


Tenho cruzado algumas fronteiras ultimamente! Por último, literalmente falando, cruzei as fronteiras do meu país e vim para o Canadá. Estou fazendo o meu curso de mestrado em Uberlândia - MG. No início do ano, fiquei sabendo de um programa de intercâmbio. Quando minha orientadora falou a respeito pensei que era uma brincadeira mas, logo percebi que ela estava falando sério! Tomei as providências e me inscrevi no programa. Sabia que seria muito difícil e, no fundo, não acreditava nesta possibilidade. Minha orientadora dizia: "você já ta fazendo as malas?" Que malas, eu pensava, não será necessário. Afinal, não conhecia nenhuma estória de bolsa de estudos para mestrandos. Levei um susto quando recebi o e'mail confirmando. Em um mês tive que me organizar, inclusive apressar o processo de qualificação. E mesmo sabendo que era verdade, no fundo, não conseguia imaginar como seria, deixar o meu país, minha família, enfim, deixar tudo para viver uma experiência tão diferente e única em toda a minha vida. Não conseguia me imaginar conversando, lendo, escrevendo e usando uma outra língua em uma situação tão real! De fato, tenho cruzado muitas barreiras. Barreiras físicas, emocionais, intelectuais, linguisticas e culturais! Mas, apesar de toda a dificuldade, posso dizer: tem valido a pena sim! Uma lição para toda a vida, como pessoa, como estudante e como professora também. Fico encantada com a receptividade e o carinho com que todos aqui me receberam. Serão seis meses que mudarão a estória da minha vida! Já passaram dois! São muitas as experiências e as estórias que tenho vivido aqui. São inúmeras as experiências e estorias de vida de outras pessoas que conheci. O resultado desse encontro de diferentes estórias e de diferentes experiências é que uma nova estória está sendo construída! É enorme o desejo de compartilhá-la com vocês! Até breve!

Nenhum comentário: