sábado, 15 de novembro de 2008

Crossing borders! (cruzando fronteiras)

Sou uma pessoa cruzando fronteiras, rompendo barreiras, extrapolando meus próprios limites para me conhecer um pouco mais como pessoa, como professora, como pesquisadora e agora, como "curriculum maker". Tenho sido, dia a dia, desafiada a refletir sobre minhas experiências com o objetivo de encontrar respostas para tantas perguntas que emergem ao longo desta jornada. Tenho refletido sobre os lugares e os espaços que tenho ocupado, as experiências que tenho vivido e especialmente, tenho dialogado muito comigo mesma e com os diferentes autores que tenho lido. Já dizia Paulo Freire que é no processo dialógico, que desvelamos o conhecimento. O diálogo é, portanto, condição básica para o conhecimento. Eu pergunto, qual é a finalidade do conhecimento? Miguel Arroyo me responde, a finalidade do conhecimento é conhecer-nos a nós mesmos! Aliás, este era o compromisso da primeira pedagogia: "conheçe-te a ti mesmo"! Who am I now? I am a person crossing borders to know myself!

Nenhum comentário: