sábado, 14 de fevereiro de 2009

Eu acredito nas histórias!

Tenho pensado muito no impacto e na importância das histórias em nossas vidas e, consequentemente, tenho refletido sobre as diferentes histórias que tenho vivido nos diversos espaços e lugares que ocupo. Tenho sido desafiada a descobrir quem sou eu, em cada um desses espaços e, em quem estou me tornando como mulher, mãe, professora e agora, como pesquisadora. As leituras que tenho feito e as diferentes histórias que tenho ouvido e contado tem, nesse sentido, o objetivo de me ajudar a entender quem sou eu agora; por outro lado, refletir sobre as diferentes histórias de nossas vidas pode nos ajudar a compôr o que queremos ser no futuro.

Lendo o discurso de Steve Jobs, o criador da Apple, para os formandos de Stanford, me deparei com três histórias interessantes de sua vida: a primeira história ele fala sobre conectar pontos, na segunda história ele fala de amor e perda e, na terceira ele aborda a questão da morte; me chamou a atenção o que ele disse sobre a importância de sabermos “conectar os diferentes pontos” ou as diferentes histórias de nossa vida: ele diz: “você não consegue conectar os fatos olhando para frente. Você só os conecta quando olha para trás. Então tem que acreditar que, de alguma forma, eles vão se conectar no futuro. Você tem que acreditar em alguma coisa - sua garra, destino, vida, karma ou o que quer que seja. Essa maneira de encarar a vida nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença para mim.” Eu acredito nas histórias, e você?

Nenhum comentário: