sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O Lado Oculto da Globalização!



Sinopse do Livro: “O lado oculto da globalização” de Tom Sine.
A síndrome da semente de mostarda/Como defender-se dos valores da nova ordem mundial/A Aldeia Global

O mundo vive um complexo momento histórico de transição orientado pelo fenômeno da globalização e da pós-modernidade. Valores antes considerados absolutos, autênticos e incontestáveis passaram a ser questionados, esvaziados ou simplesmente descartados. Trata-se da era da comunicação instantânea, das refeições rápidas, das soluções imediatistas, do consumo desenfreado, da valorização da realidade aparente, do ter em detrimento do ser. Em O lado oculto da globalização, Tom Sine explora o impacto real e provável desse fenômeno atual sobre a identidade e a missão da Igreja. O autor não se limita a alertar, a comentar ou a criticar a realidade que se instala rapidamente. Neste estudo, ele propõe diretrizes visando mudanças radicais na Igreja, de modo a minimizar os efeitos nocivos desse materialismo global que já encontra guarida no corpo de Cristo.
As rápidas transformações vêm lançando cristãos e igrejas numa viagem alucinada. Para compreendê-las, Tom Sine propõe maneiras de reinventar o modo de viver e praticar a fé, a fim de prever as conseqüências danosas e reagir com criatividade às oportunidades e aos desafios do futuro globalizado. Líderes das nações mais poderosas têm-se reunido para discutir a globalização da economia mundial, dos serviços, da disseminação da informação, e dos mercados financeiros. Enquanto isso a opinião pública mundial se divide em demonstrações de passividade, indiferença, alienação ou de acaloradas discussões pró e contra esse processo, irreversível e em pleno desenvolvimento.
A questão, portanto, não é mais se a globalização deve ou não ocorrer, pois ela já é um fato, mas de que mecanismos pode-se lançar mão para enfrentar essa realidade que vem se instalando e evitar os efeitos nocivos sobre os mais diversos segmentos da sociedade, inclusive a Igreja.
Tom Sine discute o direcionamento da cultura global, sua influência sobre a Igreja e, acima de tudo, como os cristãos podem reagir com criatividade e eficácia. Não se trata de uma simples crítica, mas da apresentação de possíveis soluções práticas para reflexão. "Os cristãos devem repensar os pressupostos básicos da globalização, renovando a prioridade da comunidade e da espiritualidade sobre o individualismo, o consumismo e o materialismo", afirma um especialista em economia e negócios. Em suma, a Igreja não pode se deixar levar pelos ventos do conformismo, mas deve partir para uma autocrítica séria e profunda sobre os rumos que a Igreja precisa tomar nestes novos tempos.
O autor estimula os cristãos a adotarem um estilo de vida envolvido com os ensinamentos de Cristo e afinado com os desígnios de Deus. O Lado oculto da globalização é, portanto, um manual para o discipulado criativo. Alerta e prepara os cristãos para os desafios deste terceiro milênio, que traz em seu esteio, além do fenômeno da globalização, os conceitos relativistas da pós-modernidade.
Sobre o autor: Tom Sine é escritor, professor e consultor internacional de organizações cristãs e seculares para pesquisas em futurologia. É autor renomado e Ph.D. em história dos Estados Unidos pela Universidade de Washington. Lecionou na Universidade de Washington, na Seattle Pacific University e no Fuller Theological Seminary. Dirige a Mustard Seed Associates e mora em Seattle com sua esposa, Christine.

Nenhum comentário: