Este é um livro destinado a todas as pessoas que desejam fazer com que a sociedade volte a valorizar a cortesia, as virtudes e a bondade regida por valores consagrados. E, como afirma Hal Urban, a linguagem é inegavelmente o melhor meio de que dispomos para alcançar esse objetivo. Aqui, ele aprofunda o capítulo 10 de As grandes lições da vida, intitulado "Palavras amáveis não custam nada, mas obtêm muito". Além disso, retoma com mais detalhes tópicos como humor, respeito e da gratidão, três outros recursos que podemos usar para aprimorar nossa linguagem. Segundo Urban, estamos rodeados de palavras espetaculares, positivas, que dizem sim à vida, e elas estão disponíveis! nada nos impede de usá-las no momento em que desejarmos. Essa é uma atitude divertida e recompensadora, pois um tratamento amável pode fazer toda a diferença. Quanto mais estivermos atentos à maneira como nos expressamos, maiores serão as chances de empregarmos palavras que dêem sustentação aos nossos relacionamentos. Antes de tudo, precisamos buscar o que as pessoas têm de positivo e, em seguida, dizer-lhes isso. Urban revela como empregar a linguagem para "sermos menos agressivos, menos temerosos, mais cooperativos e mais razoáveis". Isso corresponde à atitude de encorajar, elogiar, aplaudir, estimular e apoiar. Requer atenção e sensibilidade para enfatizarmos o que as pessoas fazem bem. E, ainda mais importante: dar-lhes motivos para celebrar a vida.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Palavras positivas, mudanças significativas!
Hoje é o dia Nacional do Livro! De presente, sugiro a leitura deste livro que me encantou!
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Poem:
Da janela do meu quarto...
Da janela do meu quarto vejo
Nuvens, aviões e pássaros.
Da janela do meu quarto vejo
Plantas, vida, liberdade!
Da janela do meu quarto...
Vejo grades...
Que não me impedem de ver
Possibilidades
De voar alto, de sonhar grande...
Com dias melhores
Sem distância, sem saudades!
Da janela do meu quarto vejo...
Nuvens,
Que lembram
A brevidade do tempo que passa!
Aviões,
Que me permitem voar alto!
Pássaros,
Que me lembram liberdade
De pensar, refletir e agir!
Plantas,
Lembrando-me que posso
Crescer, frutificar!
Sem perder de vista
Meus valores!
E crescendo,
Meus princípios firmar!
Da janela do meu quarto...
Sinto paz!
Vejo frutos!
Tenho sonhos!
By Naildir
Uberlândia, junho de 2008
Da janela do meu quarto vejo
Nuvens, aviões e pássaros.
Da janela do meu quarto vejo
Plantas, vida, liberdade!
Da janela do meu quarto...
Vejo grades...
Que não me impedem de ver
Possibilidades
De voar alto, de sonhar grande...
Com dias melhores
Sem distância, sem saudades!
Da janela do meu quarto vejo...
Nuvens,
Que lembram
A brevidade do tempo que passa!
Aviões,
Que me permitem voar alto!
Pássaros,
Que me lembram liberdade
De pensar, refletir e agir!
Plantas,
Lembrando-me que posso
Crescer, frutificar!
Sem perder de vista
Meus valores!
E crescendo,
Meus princípios firmar!
Da janela do meu quarto...
Sinto paz!
Vejo frutos!
Tenho sonhos!
By Naildir
Uberlândia, junho de 2008
domingo, 26 de outubro de 2008
A neve está chegando!
Sei que no Brasil, especialmente na região centro-oeste, está bem quente. Enquanto vocês ligam o ar condicionado para melhorar o clima eu ligo o aquecedor. A temperatura,aqui em Edmonton, tem variado entre 5 graus negativos a noite e 10 graus positivos durante o dia. Venta muito e a sensação é que está mais frio ainda. Ontem nevou um pouco. Foi a primeira vez que presenciei este fenômeno. Lindo! Mas tão frio!! Não foi por muito tempo mas foi o suficiente para ter uma idéia do que vem pela frente. Não é fácil adaptar afinal, tenho que me lembrar de luvas, casacos, meias, chapeu, "scarfs"...ufa! Bem diferente do Brasil. Não posso negar minha ansiedade, expectativa e nem o medo de enfrentar uma temperatura tão baixa! Difícil é sair da cama!
Cidadania Global!
Terminou ontem, sábado, a conferência que por 3 dias esteve discutindo "Educação e Cidadania Global". Eu amei o evento, não só pela oportunidade de conhecer pessoas diferentes mas, por saber que muitas pessoas, de várias partes do mundo, estão preocupadas com uma educação mais humana, que atenda às necessidades, especialmente dos grupos marginalizados. Melhor ainda foi saber que muitos professores brasileiros estão engajados nesta discussão e desenvolvendo, em suas práticas, atividades pertinentes ao tema em debate. Registro aqui o empenho e a dedicação de duas grandes professoras: prof. Ranilce Guimarães, que está em Edmonton fazendo o seu pós-doutorado e mostrando para os canadenses a garra, o dinamismo dos brasileiros que, como ela mesma disse, estão "humanizando um pouco mais o mundo"; a professora Vanessa Andreotti, brasileira que vive em Nova Zelândia, ensina na University of Canterburry - NZ, no entanto, é uma pessoa simples, acessível e muito dinâmica. Parabéns e um abraço a todos os brasileiros que participaram e se envolveram deixando marcas positivas e um exemplo de simplicidade para as pessoas que participaram do evento. Foi simplesmente um grande momento de reflexão e aprendizagem!
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Paulo Freire no Canadá!
Notícias da conferência sobre “Educação e Cidadania Global”
Ontem foi a abertura do evento que conta com a participação de pessoas de várias partes do mundo! Na conferência de abertura, a prof. Dr. Ana Maria Araujo Freire, carinhosamente chamada de Nita, por seu esposo, destacou o importante trabalho de Paulo Freire na luta por uma educação justa e humana. Segundo Nita Freire, Paulo sempre lutou "de corpo e alma" denunciando a injustica e as desigualdades e, enunciando um mundo novo, mais justo e mais democratico. O professor Donaldo Macedo, em sua fala, ressaltou a saudade e a falta que o grande amigo Paulo Freire faz, dizendo ainda seu sentimento por Paulo não estar mais entre nós para ver a grandeza deste evento, e a importância deste tema. O evento discute principalmente a influência das idéias de Paulo no conceito de Educação para uma Cidadania Global.
No segundo dia do evento foram apresentados muitos trabalhos: painéis, comunicações livres discutindo a importância do tema no contexto da educação, contando inclusive com partici'pação de professores e alunos do Brasil.
Encerrando as atividades do segundo dia, foi apresentado um documetário sobre o trabalho de Paulo Freire com o título: “Why Critical Pedagogy?” Este documetário foi idealizado e produzido por uma professora Canadense, Shirley Steinberg, que demonstrou ser grande conhecedora do trabalho de Paulo Freire. Em sua fala de apresentação do filme, ela fez questão de destacar o amor, o carinho e a admiração por Paulo Freire e Nita, chamando-os de verdadeiros amigos. A professora apresentou ainda o lançamento do International Journal of Critical Pedagogy”, um jornal online, dedicado a divulgar os trabalhos de Paulo Freire e Nita Freire. Um espaço que poderá contribuir com a disseminação das idéias de Paulo Freire em diversos idiomas. Vale lembrar que por aqui, as pessoas, conhecem e respeitam muito o trabalho e as idéias de Paulo Freire. http://freire.mcgill.ca/
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Conferência com Anita Freire:
Olá amigos estou vivendo um grande momento! Estarei participando nesta conferência como voluntária e terei oportunidade de conhecer Anita Freire! Vejam a seguir um pouco do que estará acontecendo aqui! Eu... estarei lá, claro!!!
Global Citizenship Education Conference:
Welcome to the 2008 Conference:
Global Citizenship Education and Post Secondary Institutions: Policies, Practices and Possibilities
The conference will take place October 23, 24, 25 at the University of Alberta in Edmonton, Alberta, Canada
LISTER HALL CONFERENCE CENTRE
UNIVERSITY OF ALBERTA CAMPUS
Conference Themes Include:
- The relationships between global citizenship and justice
- Transdisciplinarity and global citizenship education in postsecondary institutions
- The role of government in the development of global citizenshipeducation in post secondary contexts
- Pedagogical issues in educating for global citizenship
Speaker Bios
Dr. Ana Maria Araújo Freire
Dr. Ana Maria Araujo Freire, affectionately called Nita by her husband Paulo Freire, is a Brazilian educator with a rich background in education and critical pedagogy. Having Freire as her supervisor, Nita wrote about the history of illiteracy in Brazil and obtained a PhD in Education. She is a respected scholar who worked closely with her husband in his later years. She collaborated with Freire on three of his books: “Pedagogy of Hope”, “Teachers as Cultural Workers” and “Letters to Cristina”. She also edited three of Freire’s books after his death: “Pedagogy of Indignation”, “Daring to Dream: Toward a Pedagogy of the Unfinished”, and “Pedagogia da Tolerância” (Pedagogy of Tolerance), not yet in English. Nita is also engaged in the discussion of Social Movements in Brazil, mainly about the “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra” (MST) (The Landless Peasants Movement). She has written several books, most recently, Freire's biography, “Paulo Freire: uma história de vida”, also not yet in English. With this book, the she received The 2007 Jabuti Award (Prêmio Jabuti), the most important literary award of Brazil.
Dr. Donaldo Macedo.
Dr. Donaldo Macedo is a full professor of English and a Distinguished Professor of Liberal Arts and Education at the University of Massachusetts Boston. He is the Chair of the Applied Linguistics Graduate Department at the University of Massachusetts Boston. He has published more than 100 articles and books in the areas of linguistics, critical literacy, and multicultural education. His publications include: Literacy: Reading the Word and the World (with Paulo Freire, 1987), Literacies of Power: What Americans Are Not Allowed to Know (1994), Dancing With Bigotry (with Lilia Bartolome, 1999), Critical Education in the New Information Age (with Paulo Freire, Henry Giroux and Paul Willis, 1999), Chomsky on Miseducation (with Noam Chomsky, 2000), The Hegemony of English (with Panayota Gounari and Bessie Dendrinos, 2003), Howard Zinn on Democratic Education (with Howard Zinn, 2005).The Globalization of Racism (with Panayota Gounari, 2005), Media Literacy (with Shirley Steinberg, 2007) and Ideology Matters (co-authored with Paulo Freire, forthcoming). His works have been translated and published in Capeverdean, Greek, Italian, Japanese, Portuguese, Spanish, and Turkish.
Dr. Donaldo Macedo is a full professor of English and a Distinguished Professor of Liberal Arts and Education at the University of Massachusetts Boston. He is the Chair of the Applied Linguistics Graduate Department at the University of Massachusetts Boston. He has published more than 100 articles and books in the areas of linguistics, critical literacy, and multicultural education. His publications include: Literacy: Reading the Word and the World (with Paulo Freire, 1987), Literacies of Power: What Americans Are Not Allowed to Know (1994), Dancing With Bigotry (with Lilia Bartolome, 1999), Critical Education in the New Information Age (with Paulo Freire, Henry Giroux and Paul Willis, 1999), Chomsky on Miseducation (with Noam Chomsky, 2000), The Hegemony of English (with Panayota Gounari and Bessie Dendrinos, 2003), Howard Zinn on Democratic Education (with Howard Zinn, 2005).The Globalization of Racism (with Panayota Gounari, 2005), Media Literacy (with Shirley Steinberg, 2007) and Ideology Matters (co-authored with Paulo Freire, forthcoming). His works have been translated and published in Capeverdean, Greek, Italian, Japanese, Portuguese, Spanish, and Turkish.
Dr. Raymond Théberge
Dr. Théberge has been Director General of the Council of Ministers of Education, Canada (CMEC) since June 2005. Dr. Théberge comes to CMEC from the Department of Education, Citizenship and Youth, Manitoba, where he was Assistant Deputy Minister of the Bureau de l’éducation française. He is also a former Dean of Education at St. Boniface College and holds a doctorate in linguistics from McGill University. Dr. Théberge has published extensively in the fields of education policy, multicultural education, and language planning.
Dr. Vanessa Andreotti is a senior lecturer at the School of Maori, Social and Cultural Studies in Education at the University of Canterbury in NZ. She is also a research fellow at the National University of Ireland, Galway, IR and the Centre for the Study of Social and Global Justice, University of Nottingham, UK. Vanessa has coordinated several international initiatives related to global citizenship education, including the UK based Open Spaces for Dialogue and Enquiry initiative (www.osdemethodology.org.uk) and the Through Other Eyes project (www.throughothereyes.org.uk) with Prof Lynn Mario de Souza from the University of Sao Paulo. Vanessa's research
terça-feira, 21 de outubro de 2008
The Body's World Exhibition!
Semana passada fui ao "TELUS WORLD OF SCIENCE, Edmonton, visitar uma interessante exposição sobre o corpo humano. The 'BODY WORLDS: The Original Exhibition of Real Human Bodies!" Muitas pessoas daqui preferem não visitar esta exposição por causa da "originalidade" e "autenticidade" da mesma. Isso porque a exposição mostra corpos humanos que foram doados para pesquisa e especialmente preparados para esta exposição. À primeira vista a idéia provoca um certo choque. A exibição foi idealizada e criada pelo Dr. Gunther von Hagens um renomado anatomista alemão. Inicialmente eu estava preocupada com minha reação. Mas achei muito interessante e em nenhum momento, durante a visita, eu pensei em morte, pelo contrário, pensei em vida! A exposição não mostra apenas corpos saudáveis. Mostra também corpos doentes, especialmente doenças causadas pelo fumo, pelo alcool e pela falta de cuidados básicos com o corpo. Uma verdadeira aula de vida! One of the best educational experience of my life! Se você quiser saber mais a respeito, coloquei um link em meus sites favoritos.
Poems!
Inspired by story of ¨The Collector of Moments¨ I wrote this poem:
Who is a teacher?
By Naildir
Teacher is someone that…
Loves learning
life, books
and Discoveries!
Teacher is not a magic.
He is only a person
Who is trying
to understand himself
In a long journey of learning.
When a person is able to do this
In his way,
He becomes someone that can
Touch us…
With his smile, his sweet voice
His dreams, his expressions,
His fears and…
His examples too!
So, he can help us
Have our own dreams,
Our own discoveries,
And our own forms
To touch others!
A teacher is only
A person!
Edmonton, September, 15, 2008.
I have no answers!
Who is a teacher?
By Naildir
Teacher is someone that…
Loves learning
life, books
and Discoveries!
Teacher is not a magic.
He is only a person
Who is trying
to understand himself
In a long journey of learning.
When a person is able to do this
In his way,
He becomes someone that can
Touch us…
With his smile, his sweet voice
His dreams, his expressions,
His fears and…
His examples too!
So, he can help us
Have our own dreams,
Our own discoveries,
And our own forms
To touch others!
A teacher is only
A person!
Edmonton, September, 15, 2008.
I wrote this poem inspired in my teacher Sandra, a great person!
I have no answers!
By Naildir
I have no answers!
I have questions...
A lot of questions!
Above all I have fears
Doubts, uncertainties,
Troubles, insecurity!
But, despite of all
I have faith,
Hope and desires!
And the best of all,
I have friends on the way...
To the future!
You,
Friends from the “kitchen table”!
Friends who are helping me
Find some answers
And make more questions!
Edmonton, October, 14, 2008.
I have no answers!
I have questions...
A lot of questions!
Above all I have fears
Doubts, uncertainties,
Troubles, insecurity!
But, despite of all
I have faith,
Hope and desires!
And the best of all,
I have friends on the way...
To the future!
You,
Friends from the “kitchen table”!
Friends who are helping me
Find some answers
And make more questions!
Edmonton, October, 14, 2008.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Contando Estórias!
Quem não gosta de estórias? Acredito que todos nós gostamos de contar, de ouvir e também de escrever estórias. Aqui pretendo registrar algumas das muitas estórias que já vivi e outras que ainda viverei na longa, árdua mas muito gratificante experiência de aprender e ensinar, seja como mãe, filha, professora, aluna, todos nós vivemos estórias. Eu não quero perder as minhas... pretendo contá-las, recontá-las e, acima de tudo, aprender muito com cada uma delas!
Assinar:
Postagens (Atom)